Em um mercado disputado e cada vez mais moderno, empreendedores e gestores de empresas estão sempre à procura de novas formas de modernizar os seus negócios para otimizar os resultados alcançados.
E quando se trata de inovação, um aspecto da empresa que sempre foi uma "pulga atrás da orelha" são os processos e fluxos de informações que envolvem as tarefas e demandas dos funcionários.
Por isso, empresas e organizações, de todos os tamanhos e setores, têm se preocupado em dispor de ferramentas, métodos e processos que desenvolvam uma das principais engrenagens que caracterizam suas atividades: a produtividade.
Uma empresa improdutiva ou com processos lentos e desorganizados dificilmente apresenta bons resultados nas suas demandas. Para solucionar isso, especialistas em gestão empresarial criaram uma ferramenta para guiar os processos empresariais, que é a metodologia ágil.
O impacto das metodologias ágeis é extremamente notável entre os funcionários, já que acelera o fluxo dos projetos e melhora toda a gestão da empresa, sendo capaz de até mesmo revolucionar o posicionamento e a autoridade do negócio.
Neste texto, a Age Telecom, provedora de internet fibra óptica brasília, preparou um conteúdo completo para você entender o que são metodologias ágeis e a importância dessas ferramentas nas atividades empresariais. Vamos lá?
O que é metodologia ágil?
Metodologias ágeis são um conjunto de técnicas, ferramentas e práticas que são implementadas nas corporações para otimizar a gestão de projetos e demandas que chegam na empresa.
Ainda que existam registros da sua existência em empresas antigas, as metodologias ágeis ganharam força recentemente, quando desenvolvedores de software, insatisfeitos com a demora dos projetos e dos processos internos, decidiram mudar esse panorama.
O que antes era desenvolvido apenas para agilizar as demandas de programação, acabou se espalhando para outros setores e, hoje, é fundamental para o funcionamento geral de qualquer empresa.
Entre os princípios básicos das metodologias ágeis, estão os seguintes valores:
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Cultura de feedbacks;
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Entrega de demandas eficiente;
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Adaptabilidade às mudanças do mercado;
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Cooperação entre funcionários, equipes e clientes;
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Desenvolvimento profissional e empresarial contínuo.
Principais tipos de metodologia ágil
As metodologias ágeis adentraram no mercado para substituir as tradicionais. A principal diferença entre as duas é, justamente, a agilidade e velocidade dos processos.
O foco dos processos mais modernos deixou de ser planejar e se antecipar – o que não significa que essas práticas foram abandonadas – e passou a ser a adaptação.
A ideia é se adaptar ao contexto, às adversidades, às novas demandas, aos pedidos dos clientes, e aos mínimos detalhes que impactam as tarefas. Tudo isso tendo como maior prioridade a satisfação dos clientes.
Entre as principais metodologias ágeis adotadas por empresas, podemos citar:
Kanban
O Kanban é um tipo de metodologia ágil simples e visual para que os funcionários visualizem e compreendam as principais informações de uma tarefa em um grande quadro.
É um dos métodos mais antigos que existem, tendo origem nas principais fábricas japonesas dos anos passados. Hoje, não faltam plataformas online que disponibilizam este recurso.
A ideia do Kanban é montar um grande quadro e dividi-lo em três colunas: Pendente, Em Andamento e Concluído. Depois, deve-se colocar um post-it com o nome e as principais informações da tarefa – responsável, prazo de entrega, cliente – na etapa que ela se encontra.
Dica: você também pode adaptar para o contexto da sua empresa e adicionar outras etapas entre as principais, como por exemplo, "Aprovação do Cliente".
Com o quadro Kanban, é possível identificar sobrecargas, prioridades e outras informações sobre as demandas da empresa.
Scrum
O Scrum é um tipo de metodologia ágil criado nos anos 90, e extremamente versátil, mas relativamente complicado, já que é preciso ter um certo conhecimento de marketing e outras terminologias para adotar na sua empresa.
O objetivo dessa metodologia é organizar equipes para alcançar um objetivo comum. No seu processo, o dono do produto, ou o responsável pelo projeto, gerencia uma equipe específica, coordenando reuniões chamadas de Sprint.
Sprints são reuniões com os responsáveis para realização de demandas que devem ser executadas em um período de tempo pré-estabelecido. A ideia é que os membros trabalhem sob pressão para desenvolver ideias e finalizar suas tarefas.
Várias reuniões e Sprints – diários, semanais ou mensais, a depender da prioridade do projeto – são realizados até que todo o produto ou serviço seja desenvolvido.
A ideia dos Sprints e da alta frequência de reuniões no Scrum é agrupar o maior número de informações e detalhes ao que foi desenvolvido para agregar o máximo de valor possível.
Lean
O Lean é uma metodologia ágil baseada no conceito de lean manufacturing, do sistema toyotista de produção.
O conceito base do Lean gira em torno da palavra "enxugar". Ou seja, a ideia é reduzir os desperdícios de tempo, dinheiro e recursos utilizados nas demandas e na gestão geral da empresa. Apenas o que for necessário será alocado e consumido.
Criada logo após o fim da segunda guerra mundial, esta metodologia foi resgatada e ganhou força nos anos 2000.
O Lean é um ótimo modelo para gestores que estão à procura de metodologias que envolvam o nível macro da empresa. Ainda que seja relativamente difícil cortar os gastos e recursos apenas para o necessário, os resultados dessa técnica podem pelo menos auxiliar nesse aspecto.
A importância da metodologia ágil nas empresas
As metodologias ágeis revolucionaram os modelos de gestão empresarial. A implementação desses métodos nas empresas foi extremamente necessária para que o mercado se adaptasse à globalização e otimizasse as entregas de produtos e serviços.
As próprias técnicas mencionadas acima – Kanban, Scrum e Lean – podem, por exemplo, ser combinadas para agilizar os processos em todos os níveis da empresa, desde as tarefas mais específicas, até a visão panorâmica da organização.
Como vimos, otimizar os processos e inovar no modelo de trabalho e gestão da empresa é uma das prioridades da maioria dos CEOs e chefes. As metodologias ágeis desempenham um papel fundamental nesse processo.
Mas, antes disso, é necessário assegurar que os aspectos mais básicos estejam funcionando perfeitamente. Cuidar da estrutura da empresa, contratando serviços essenciais para os seus funcionários como água, luz e internet deve ser a prioridade inicial.
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