A inteligência artificial (IA) avançou de forma significativa e já se faz presente em diferentes tipos de operações.
Os avanços contribuem com a evolução de toda a humanidade, por isso, é de grande importância que cada vez mais sejam incluídas em diferentes atividades.
Atualmente, esse tipo de inteligência se tornou uma estratégia tecnológica para muitas empresas que buscam melhorar a qualidade de seus serviços de telecom.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo com as principais informações sobre o uso das tecnologias artificiais em favor do atendimento eficaz ao cliente.
Continue a leitura do texto e compreenda como essas tecnologias otimizam processos em diferentes âmbitos.
O que é Inteligência Artificial?
A inteligência artificial é uma inovação que possibilita que máquinas desenvolvam ou realizem ações que anteriormente só poderiam ser executadas por meio da ação humana.
Essas máquinas automatizadas guardam informações de forma inteligente, sendo assim, evoluem constantemente o desenvolvimento de suas atividades.
Uma super tecnologia capaz de captar diversas informações, por isso, podem atuar como facilitadores de diversas atividades.
Tipos de Inteligência Artificial
Visto que as inteligências artificiais podem agir em diversos âmbitos, elas são categorizadas de acordo com sua finalidade, de modo geral, podem ser divididas da seguinte forma:
-
Inteligência Artificial Limitada: esse tipo de tecnologia tem propósito definido em sua programação, são capazes de armazenar um grande número de informações e desenvolver atividades pré-definidas, de acordo com o planejamento para o qual foram criadas.
São tecnologias presentes em diversos tipos de aparelhos eletrônicos e aprendem de acordo com o histórico de informações obtidas, tendo o poder até de tomar decisões de acordo com a captação de novos conhecimentos.
-
Inteligência Artificial Geral: são as tecnologias capazes de realizar tarefas simples que humanos executam, além de serem capazes de reagir a estímulos específicos.
Aprendem por meio do reconhecimento de padrões de acordo com o conhecimento colhido, sendo capazes de fazer a previsibilidade de eventos de acordo com os dados armazenados.
-
Superinteligência: grandes esforços por parte da comunidade científica acontecem todos os dias para colocar em prática o uso dessa tecnologia.
Especula-se, que a superinteligência será igual ou superior a capacidade dos humanos de guardar informações e executar atividades.
Os estudos que envolvem essa tecnologia interessam não somente a comunidade científica, mas a toda a sociedade mundial, que busca cada vez mais se beneficiar do uso de tecnologias que facilitem as atividades rotineiras, bem como a realização de atividades complexas.
Qual a importância das tecnologias artificiais?
Todo avanço tecnológico é criado com o propósito de facilitar as atividades e ações realizadas pelos humanos.
Elas contribuem diretamente com a evolução de toda a sociedade. São instrumentos que automatizam atividades e garantem maior segurança e rapidez a diversos processos.
Tratando especificamente do atendimento ao cliente, quando utilizado por empresas, esse tipo de tecnologia ajuda no relacionamento com o cliente e otimiza o processo para que ele ocorra de forma prática e ágil.
Por isso, cada vez mais empresas estão optando por esse tipo de serviço, para ampliar a qualidade dos serviços de contact centers, por exemplo.
Mas afinal, quais são os benefícios da IA para o atendimento ao cliente?
A fim de exemplificar com clareza as vantagens da inclusão das tecnologias (IA) Inteligência Artificial para os serviços de atendimento ao cliente, abaixo destacamos alguns benefícios da inclusão desse tipo de tecnologia:
-
Melhora a experiência do cliente
O principal desafio das empresas quando se trata de atendimento ao cliente, é em ofertar esse serviço de forma rápida e assertiva.
A maioria delas acaba falhando nessa missão, transmitindo uma péssima experiência ao seu cliente que deseja ter seu problema solucionado com facilidade e rapidez.
O uso da tecnologia melhora a experiência do consumidor e possibilita o alcance agilizado de soluções seguras para os clientes.
-
Automatiza processos simples
O processo de atendimento ao cliente segue etapas que são necessárias para o seu correto desenvolvimento.
A parte inicial desse processo geralmente segue um esquema padrão como o recolhimento de informações básicas sobre o cliente.
Quando as tecnologias artificiais são implantadas no atendimento ao cliente todo esse processo inicial pode ser realizado de forma rápida, prática e autônoma por uma máquina previamente programada para desempenhar essa função.
-
Acaba com o tempo de espera
O tempo de espera em um atendimento já foi um dos principais empecilhos para um serviço de qualidade.
Com a utilização das tecnologias artificiais o tão temido tempo de espera acaba, promovendo soluções aos questionamentos do cliente graças ao seu poder em guardar informações em bancos de dados.
-
Transfere demandas de acordo com a especificidade
Talvez esse seja considerado um dos principais benefícios da utilização de tecnologia artificial no atendimento ao cliente.
São capazes de separar as demandas do cliente de acordo com a especificidade do seu assunto, dessa forma, o cliente pode ser encaminhado para um especialista que irá solucionar os seus problemas com maior agilidade.
A tecnologia artificial revolucionando o atendimento ao cliente
Destacamos acima, apenas alguns dos benefícios do uso da tecnologia artificial, ferramenta que facilita a vida humana e que a cada dia mais estará incluída em nossas rotinas.
A Age Telecom é uma empresa que está por dentro de todas as tendências do mundo tech, sempre antenada para promover serviços tecnológicos de alta qualidade.
Somos especialistas e oferecemos atendimento agilizado para você ou para sua empresa.
Acreditamos que a tecnologia é a melhor ferramenta para facilitar e desenvolver a existência humana, por isso, fazemos nossa parte para disseminar informações que sejam relevantes para a sociedade.
Temos conteúdos diversos sobre tecnologia, se deseja ficar por dentro das principais tendências sobre tecnologia, leia as demais postagens do nosso blog.
Leia também: Casa Inteligente: saiba como funciona essa tecnologia.
Reunimos tudo o que há de mais interessante do mundo tech para te manter sempre atualizado.
Além disso, nos colocamos à disposição para solucionar todas as suas dúvidas sobre internet fibra óptica. Tecnologia que tem sido bastante procurada por proporcionar conexão estável e rápida aos usuários da web.
Tem dúvidas sobre internet fibra óptica? Não deixe de entrar em contato com a Age Telecom!